Home Bio Notícias

  •   Email
 
Conexão à Internet

Fonte: JC - Online
Data: 26/12/2001

O ano da consolidação da banda larga

2002 será o ano de consolidação da banda larga. Em São Paulo, o mercado já começou a migrar de forma rápida. Alternativas interessantes de banda larga surgirão com maior freqüência, fornecidas por pequenos e médios provedores, através de conexões por rádio ou usando uma maior disponibilidade de fibra ótica já instalada e ociosa.

2002 afetará os ‘negócios de laboratório’, criados em cima das regulamentações atuais das telecomunicações, como é o exemplo dos provedores gratuitos, insustentáveis economicamente do ponto de vista tradicional. Esse modelo de negócios desapareceu em quase todo o mundo em 2000/2001.

A modernização das regulamentações deve ser uma das exigências do mercado consumidor e uma responsabilidade da Anatel. Uma das promessas é a tarifa única para acesso telefônico à Internet. A maior surpresa para 2002, certamente, ficará nas mãos das empresas de telecomunicações e as novidades que surgirão com a abertura total do mercado, que afetarão, diretamente, a forma de atuação dos provedores de acesso Internet.

Clovis Lacerda é presidente da Inter.Net

  

Projeto AltasOndas                                                                              Washington D.C., 2005