Home Bio Notícias

  •   Email
 
Provedor pode hospedar seu site. E sem taxa extra


Fonte: JC - Online
Data: 28/11/2001

Se você já começou a bater perna pela Web em busca do local mais convidativo para sua morada virtual, saiba que seu quinhão de ‘terra’ pode estar mais próximo do que se imagina. Embora pouca gente tenha conhecimento, a maioria dos provedores de acesso à Internet oferece espaço em seus servidores para abrigar as páginas pessoais dos clientes, sem cobrar qualquer taxa extra.

“É um diferencial a mais para conquistar o usuário”, revela Clovis Lacerda, presidente da Inter.Net, que disponibiliza entre 12 MB e 100 MB, dependendo do plano de provimento. “Quem aderir ao plano Master tem direito até de hospedar o domínio próprio gratuitamente, com quantidade ilimitada de e-mails.”

Assim como a Inter.Net, todos os grandes provedores pernambucanos ou que têm presença no Estado fornecem o serviço. O Hotlink, por exemplo, reserva 30 MB e 50 MB, respectivamente, para pessoas físicas e jurídicas. Mas a principal vantagem, diz o professor Alcione Bernardo da Silva, que tem o site de sua igreja no provedor, está no suporte. “O atendimento é bem mais eficiente e pode ser feito por telefone, o que não acontece com os outros serviços, em que o contato só se dá via e-mail e nem sempre a resposta chega em tempo hábil”, afirma. “Além disso, o aumento da velocidade de transferência de arquivos é sensível.”

Em contrapartida, é raro o provedor que oferece ferramentas de auxílio à construção das páginas, recurso comum nos gratuitos. Assim, o internauta tem que produzir o site sozinho e enviar para a empresa via FTP. A deficiência, de acordo com a técnica de suporte do Torricelli Vivian da Silva, é compensada pela total ausência de qualquer forma de propaganda.

Oferecendo 5 MB para a hospedagem de cada cliente, o Torricelli não permite conteúdo comercial. A mesma restrição tem a Truenet, que também não comporta áudio em suas páginas, cuja dimensão pode chegar a 3 MB. No caso do Itecinet, o espaço é bem maior, de 20 MB, e o endereço à semelhança dos demais serviços, fica no formato http://provedor.com.br/nome do usuário.

Entre os provedores de abrangência nacional, o que dispõe de mais facilidades é o UOL. O portal, que fornece de 12 MB a 100 MB de ‘terreno’ livre para seus assinantes, possibilita a qualquer usuário, seja avançado ou inexperiente, formatar sua página diretamente pelo browser, através de duas modalidades de construção. Uma, mais complexa, é dedicada aos conhecedores de HTML. A outra traz um assistente de criação passo-a-passo, que permite montar o site em poucos minutos.

Já o América Online tem uma seção inteira destinada a orientar o internauta, denominada de Minha Homepage. O espaço disponível é de 14 MB, mas o endereço final não é dos mais simpáticos: http://members.aol.com/nome da página.

Ao contrário do UOL e da AOL, o Terra não traz recursos de criação. O único atrativo é mesmo o espaço, de 50 MB, para assinantes, ou de 1 MB, para não-sócios do provedor.

  

Projeto AltasOndas                                                                              Washington D.C., 2005