Home Bio Notícias

  •   Email
Seja um velejador virtual em tempo real


Fonte: JC - Online
Data: 17/08/2000

por Mona Lisa Dourado

Mostrar as belezas naturais do litoral pernambucano a partir de um ângulo até então pouco explorado. Este é o objetivo do Projeto Altas Ondas, criado por Ubirajara Faustino e Clovis Lacerda, dois velejadores recifenses que resolveram compartilhar com o público suas experiências e descobertas náuticas, disponibizando, na Internet, imagens e informações a respeito dos rios, praias e enseadas da costa pernambucana.

“Nas nossas navegações, temos chegado a lugares maravilhosos, alguns inacessíveis de carro. Então, queremos revelar esses locais para a população a partir de uma perspectiva diferente, que é aquela vista do mar”, diz Ubirajara.

Lançado no dia 15 de junho, o projeto tem o apoio do provedor Inter.Net, que já colocou o site do Altas Ondas em todos os seus portais, espalhados por 52 países, segundo informa o velejador.

A bordo de um barco monocasco cabinado, da classe microtonner 19, que, por possuir uma quilha móvel, permite a navegação em águas rasas, Ubirajara e Clovis já registraram algumas belas imagens do litoral norte do Estado, especificamente de Itamaracá, Nova Cruz, Coroa do Avião, Maria Farinha e Rio Timbó.

“Por causa das chuvas, só estamos velejando nos finais de semana e quando os ventos estão favoráveis, mas a idéia é permanecer no mar em tempo integral agora no verão”, revela Ubirajara.

PROPOSTA – Equipado com câmeras fotográficas, webcams, rádio comunicação, navegação por satélite e um notebook conectado à Internet, o veleiro utizado no projeto é capaz de enviar, em tempo real, fotos e informações para o site, fazendo com que o usuário se sinta um tripulante.

Quando o projeto estiver de vento em popa, de acordo com os velejadores, os internautas poderão conversar com eles através das salas de bate papo eletrônico, vendo as fotos que estiverem indo ao ar naquele momento e, até, sugerindo roteiros.

“Temos procurado conviver com os nativos de cada lugar para entrar em contato com sua realidade e passar isso para o público com maior sensibilidade e uma redação interessante”, conta Ubirajara, acrescentando que o site também é direcionado à comunidade de velejadores, que, muitas vezes, passa na costa pernambucana e não ancora porque não sabe o que há de bonito para conhecer.

Utilizando toda a estrutura de comunicação existente no barco, uma das metas do Altas Ondas, conforme o velejador, é estar presente em todos os eventos náuticos importantes para Pernambuco, começando, um semana antes do início, a fazer entrevistas com os participantes e mandar dados referentes às competições para quem não puder acompanhá-las de perto. O primeiro evento que o site pretende cobrir é a regata Recife–Fernando de Noronha, que acontece no dia 23 de setembro.

Outro objetivo é estabelecer parcerias com empresas privadas e órgãos do Governo para melhor divulgar os atrativos turísticos do Estado. Por enquanto, Ubirajara e Clovis estão abrindo espaço para convidados e representantes de entidades de ecologia participarem da tripulação.

  

Projeto AltasOndas                                                                              Washington D.C., 2005