Home Bio Notícias

  •   Email
Parceria inaugura carnaval online


Fonte: JC - Online
Data: 25/02/2000

A transmissão dos desfiles do Bloco da Parceria e das Virgens do Bairro Novo, neste domingo, a partir das 9h, inaugura a programação ao vivo do JC OnLine que levará a folia pernambucana ao mundo, via Internet. Através de um acordo operacional firmado entre o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e o provedor Elógica, o site transmitirá, ainda, toda a programação ao vivo da TV Jornal nos dias de Momo, inclusive o desfile do Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira.

A transmissão do Carnaval via Web acontecerá em tempo real, paralelamente à cobertura jornalística da TV Jornal, com imagens de várias partes do Recife e Olinda. As imagems poderão ser vistas de qualquer parte do mundo, bastando para isto um computador e uma linha telefônica conectada à Internet. “É uma grande oportunidade de divulgar para o mundo a maior e mais autêntica festa popular brasileira”, afirma o superintendente do Sistema Jornal de Commercio de Comunicação, Eduardo Lemos. “Gente que não sabe nem como é o Carnaval terá a chance de ver a grandiosidade da nossa festa”, observa.

A operação montada pelo Sistema junto com a Elógica é a maior já produzida no Estado, envolvendo transmissão simultânea com uma emissora de televisão e a Internet. “Será a primeira iniciativa da qual participamos com esse porte e com esse nível de qualidade”, afirma o diretor de Internet da Elógica, Clóvis Lacerda.

Para colocar a folia na Rede, será instalado um computador na TV Jornal. Conectado à mesa de edição da televisão, o micro digitaliza o sinal de vídeo do equipamento e envia para a Elógica, através de dois canais de tecnologia ISDN (Integrated Service Digital Network), totalizando um link de 256Kbps. De lá, a Elógica disponibiliza os vídeos na Internet. Tudo instantaneamente. O internauta também terá um canal de comunicação direta com a reportagem da TV Jornal, através de e-mail. As transmissões acontecerão, geralmente, entre as 9h e as 20h. Nos horários em que a emissora não estiver transmitindo ao vivo, os internautas terão uma programação exclusiva gerada pela TV Jornal, com imagens de carnavais passados.

É muito fácil assistir ao Carnaval pelo JC OnLine. O internauta deve acessar o site e, lá, clicar no ícone “Carnaval em Tempo Real”. A página da folia trará imagens em transmissão simultânea com a TV Jornal e, para vê-las, é necessário ter instalado no computador o software Media Player, da Microsoft. Caso ainda não possua o software, o usuário poderá ‘baixá-lo’ da Internet, inteiramente gratis, através de um link colocado no site.

O serviço “Carnaval 2000” do JC OnLine terá, além da transmissão ao vivo, informações sobre o nosso carnaval, os blocos e troças, biografia de compositores pernambucanos, programações oficiais do Recife, Olinda e Jaboatão, além de registros sonoros e vídeos gravados, ambos em arquivos de RealPlayer.

  

Projeto AltasOndas                                                                              Washington D.C., 2005