Home Bio Notícias

  •   Email
Falta de espaço e TVs dificultam a instalação


Fonte: JC - Online
Data: 10/11/1999

Problemas técnicos ou estruturais podem impedir que moradores adiram à comodidade de uma Internet condominial. Por isso, antes de um provedor fechar o contrato com os moradores é realizada a inspeção do local.

O principal empecilho é o superlotação dos canos que sobem com a fiação nos edifícios. Segundo a Telemar, há vários casos de edifícios antigos em que não há mais espaço, em sua estrutura interna, para colocar mais par de fios trançados ou o cabo coaxial. "Pode acontecer de o cabeamento já estar entupido com os fios dos telefones e da antena externa", conta Clóvis Lacerda, da Elógica.

MICROONDAS - O problema na instalação também atinge os prédios novos. Mas aí, na maioria dos casos, o vilão é a instalação já existente das TVs por assinatura, que funcionam através de microondas. Essas microondas causam interferência na transmissão de dados realizadas pelo par de fio trançado.

"Há um prédio novo no Derby em que não dava para instalar porque o pessoal das TVs chegou primeiro", diz o chefe de instalação da NetBuilding, Cândido Rio.

"Existe a opção de passar externamente", afirma Breno Nery, da Ecconect. A opção requer que seja montada uma calha na exterior do edifício ou, então, é necessário abrir uma estrutura na fachada para implantar a fiação. (B.M.)

  

Projeto AltasOndas                                                                              Washington D.C., 2005