Home Bio Notícias

  •   Email
Teste de telefonia via Net vira festa para micreiros da Elógica


Fonte: JC - Online
Data: 08/07/1998

Imagine fazer de graça várias ligações interurbanas para o Rio de Janeiro e São Paulo ou até mesmo internacionais, para os Estados Unidos. Esse benefício é usufruído, há duas semanas, pelos quase 14 mil usuários da Elógica. A experiência faz parte do teste aberto que o provedor realiza para colocar no ar, até o final do mês, o serviço de telefonia via Internet, numa parceria da Elógica com a empresa norte-americana e-Net. O serviço vai permitir ligações para fora do Estado com preço de tarifa local, reduzindo o preço da chamada até quase pela metade.

"O recurso é resultado da utilização da Internet e da parceria com provedores em outros estado e outros países. Não é preciso que o cliente esteja com o micro ligado nem mesmo que possua um computador. Bastará apenas que ele se cadastre na Elógica. Segundo o diretor de Internet da empresa, Clóvis Lacerda, o preço da ligação será, no máximo, o equivalente a metade do custo final caso a chamada fosse realizada pelo sistema convencional de telefonia. Atualmente o serviço compreende os estados brasileiros de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, além do norte-americano Texas, onde está instalada a sede da e-Net.

Anunciado há dois meses, o serviço só deverá entrar no final de julho. Até lá, serão realizados testes nas 30 linhas disponíveis. Quando entrar em operação, o cliente receberá uma senha pessoal. Por enquanto, os usuários da Elógica têm uma senha comunitária. Para fazer a ligação, o usuário disca para a provedor, no número 416-5600. Lá, uma gravação no Gateway 2000, computador com placa digitalizadora de voz da Enet, manda o cliente discar o senha e mais o código de acesso da cidade - a tabela do códigos é um pouco diferente dosistema Telebrás e está disposta wm www3.elogica.com.br/bbs/produtos/voip.

Ao discar o código, a ligação vai, através da Internet, para um provedor da cidade desejada. Lá, é recebida por outro Gateway 2000 que solicitará o número pretendido. Pronto: a ligação estará feita. Para o serviço, a Elógica usa link com velocidade de 4 Mbps. O usuário só precisará ter um pouco de atenção quanto ao modo de discagem porque o serviço exige que seja em tom. Assim, se a central for digital (muitas no Recife já operam nesse sistema), o aparelho telefônico terá que estar colocado no tom (empurre o botão para T). Se for analógico, faça a ligação para a Elógica em pulso (P) e depois transfira para P.

  

Projeto AltasOndas                                                                              Washington D.C., 2005